AutoCAD® ou SketchUp®?

Eu tenho grande resistência em aceitar novas tecnologias, considero isso um grave defeito. Foi assim quando eu vi o SketchUp® pela primeira vez. Eu trabalhava com o AutoCAD® a mais de 05 anos. Me lembro de estar trabalhando e um colaborador, o Hugo, chegar com essa novidade. Na época que ele me apresentou, o SketchUp® que havia sido comprado pelo Google®. O Hugo é arquiteto então ele tinha contato com estes softwares bem mais que eu, que estava trabalhando com móveis para escritórios e utilizava somente AutoCAD® e 3ds Max® para os projetos 2d e 3d. Ele estava empolgado, querendo desenhar vários prédios de Goiânia para aparecer no Google Earth®. Ele me mostrou o SketchUp®, com a tela toda poluída de botões. Eu que já trabalhava a vários anos com o AutoCAD®, estranhei, principalmente por utilizar pouquíssimos botões, trabalho 90% com o teclado. E outra coisa que estranhei foi a falta da linha de comandos que eu estava tão habituado a trabalhar no AutoCAD®. O tempo foi passando e a AutoDesk® implementou muita coisa no AutoCAD® que claramente copiou do SketchUp®

Eu permaneci confortável com o AutoCAD® por vários motivos. O principal deles é porque a maioria dos clientes enviavam os projetos em dwg®, e na maioria das vezes o layout estava pronto e eu basicamente substituía os blocos pelos da indústria que eu trabalhava. Eu costumava dizer que o AutoCAD® tem tudo que o SketchUp tem, mas o Sketchup não tem tudo o que o AutoCAD® tem, que o SketchUp é muito dependente de plugins para fazer ele ficar melhor.

A principal diferença que vejo é que o AutoCAD foi feito para uso geral. Já vi sendo utilizado em diversas áreas, mesmo tendo softwares da AutoDesk® próprios para arquitetura, elétrica, hidráulica, topografia, etc. Já o SketchUp® tenho visto em grande maioria, arquitetos e projetistas de arquitetura e urbanismo utilizarem-no.

Uma coisa que faz com que muitas pessoas prefiram o SketchUp® é por ele ser mais fácil de lidar. Se você abrir o software e já ver o ambiente em 3d, enquanto o AutoCAD® você abre e se depara com uma tela escura e que aparentemente serve somente para desenhos 2d. É aí que muitos se enganam, o AutoCAD® tem diversas ferramentas, diversos meios de se fazer um desenho, tanto 2d quanto 3d. Posso afirmar com toda certeza, o AutoCAD® é muito mais completo e complexo que o SketchUp®. Muitas pessoas utilizam-no sem saber 1% do que ele tem.

Exemplo:

  • Linguagem de programação embutida. O AutoLisp® é uma linguagem de programação que permite fazer desdê simples até comandos complexos para o AutoCAD®;
  • Completo para modelagem 3d. Renderizador, luzes, materiais e câmera;
  • Seção. Esta ferramenta gera tanto cortes 2d quanto 3d;
  • Listagem de itens. Permite inclusive exportar para Excel®, ou se preferir, inserir uma tabela no próprio desenho.
  • Layout. Sem precisar sair do desenho, podem ser criados diversos layouts de impressão, em vários formatos;
  • Blocos dinâmicos. Dá pra fazer muitos blocos interativos com esta ferramenta.

Isso é só um pouco do que o AutoCAD® pode fazer, mas existem diversas outras ferramentas. Além de que ele é totalmente personalizável.

Recentemente, andei revisitando o SketchUp®, por não estar mais trabalhando com móveis para escritórios e sim com planejados. Procurei algum software que não fosse o Promob®, que é o mais utilizado em planejados. Acabei caindo no SketchUp®. Como sou autodidata, comecei a aprender as ferramentas dele e fui surpreendido com algo muito legal, que é a criação de componentes dinâmicos. É trabalhoso, mas é possível fazer móveis com interação, como abrir gavetas, abrir portas, etc. Diferentemente do que acontecia com layouts que eu recebia quando trabalhava na indústria, agora os projetos começaram a chegar pra mim em .Skp e eu comecei a dar uma atenção melhor ao software.

Ainda sobre o SketchUp®, existem muitos blocos no site 3D warehouse®. E esta é uma diferença enorme, pois é o melhor lugar para achar blocos no padrão do Brasil. Inclusive marcas famosas disponibilizam os blocos para uso gratuito. E a grande maioria destes blocos já vem com texturas aplicadas. Apesar de não ter um renderizador próprio, diversos softwares permitem renderizar os projetos .skp. Entre eles estão o V-ray®, Enscape® e Lumion®.

Pra quem vem do AutoCAD®, vai sentir falta de muitas ferramentas e vai ter que recorrer a plugins para ter um melhor aproveitamento do programa. Comandos como “Fillet” e “Chanfer” por exemplo, não existem. Para apresentar o projeto, você terá que importar o projeto no software Layout Pra quem vem do AutoCAD®, vai sentir falta de muitas ferramentas e vai ter que recorrer a plugins para ter um melhor aproveitamento do programa. Comandos como “Fillet” e “Chanfer” por exemplo, não existem. Para apresentar o projeto, você terá que importar o projeto no software Layout®, que vem junto na instalação do SketchUp®, mas é dedicado à apresentação de projeto. Outra coisa que você pode estranhar ou amar é a opção de cotas que no AutoCAD® é praticamente um programa separado. No Layout®, as opções são básicas. O SketchUp® também tem camadas, mas, são chamadas de “Etiquetas” ou “Tags” em Inglês. As opções são bem básicas, diferente do AutoCAD® que permite que se crie até filtros para selecionar camadas.

Não existe o melhor ou pior, existe sim o software que você precisa. É importante conhecer estes dois softwares fantásticos para fazer sua escolha, pois as vezes você muda de software procurando uma ferramenta que o seu atual tem, mas você não conhece.

Deixe um comentário